quinta-feira, 12 de março de 2009

Vitela em Molho de Ananás

600 g de lombo de vitela
8 colheres de sopa de óleo
Sal e pimenta
4 colheres de sopa de cebola picada
8 colheres de chá de manteiga
Caril
200 g de ananás fresco cortado aos quadradinhos
0,25 l de molho de carne (pode ser de pacote)
200 g de natas.

Corte o lombo de vitela aos quadradinhos. Aqueça o óleo numa frigideira e frite bem a carne. Tempere com sal e pimenta. Retire da frigideira e escorra o óleo. Derreta a manteiga e junte a cebola picada; deixe estufar. Tempere com caril. Adicione o ananás, o molho de carne e as natas. Deixe cozinhar até obter um molho espesso. Junte a carne e mexa, não deixando ferver de novo. Sirva numa taça. Acompanhe com arroz e salada de pepino.

Bom Apetite

Salsichas com Couve Lombarda

8 salsichas frescas
1 couve lombarda (ou repolho)
1 cenoura
1 nabo
4 fatias de toucinho (ou bacon)
50 g margarina
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 tomate maduro grande (ou 4 colheres de polpa)
1 decilitro de vinho branco
1,5 decilitros de caldo ou água
sal e pimenta
noz-moscada.

Escalde as folhas de couve em água com sal durante 5 a 10 minutos. Depois de arrefecer, tire as 4 folhas maiores inteiras, espalme-as com a mão e estenda-as sobre a mesa. Sobre cada uma delas coloque 1 ou 2 das folhas mais pequenas, e sobre cada conjunto de folhas, coloque 2 salsichas. Dobre as folhas de couve para dentro, enrole de modo a que as salsichas fiquem bem embrulhadas, e segure os rolos com 1 ou mais palitos. Num tabuleiro de bordo alto ou num tacho largo, deite o dente de alho esmagado, a cebola e o tomate às rodelas, e coloque por cima os rolos. Regue com vinho branco, espalhe a margarina em pedacinhos e, sobre cada rolo, coloque 1 fatia de toucinho. Se em vez de tomate fresco utilizar polpa de tomate, dissolva-a com vinho branco e regue as couves com esta mistura. Neste momento deve também adicionar 1,5 decilitros de caldo ou água e temperar com um pouco de noz-moscada, sal e pimenta. Se utilizar um tabuleiro, leve a cozer em forno moderado cerca de 60 minutos, regando uma vez por outra com o próprio líquido, se for num tacho, tape e leve a estufar em lume moderado, durante o mesmo tempo. Verifique se a couve está cozida pois há couves mais rijas que outras. Enquanto a couve coze, descasque a cenoura e o nabo, risque-os com o canelador e coza-os e água temperada com sal. Prepare também o arroz de manteiga ou as batatas cozidas. Depois da couve cozida (verifique espetando um garfo) tire os conjuntos para um prato ou travessa, com cuidado para não se desmancharem. Passe o molho pelo passador e regue-os. O molho pode não ser passado, mas fica com menos apresentação.

Bom Apetite

Carne de porco com ananás

500 g de lombo de porco
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola descascada
1 colher (sopa) de farinha
2,5 dl de caldo de carne
1 colher (sopa) de vinagre
1 pimento verde
rodelas de ananás
sal e pimenta preta moída na altura.

Coloque todos os ingredientes pedidos pela receita sobre a sua bancada de trabalho. Limpe a peça de carne de gordura e corte-a em cubos. A seguir, corte a cebola em meias-luas finas. Corte também o pimento em pedacinhos. Faça o mesmo às rodelas de ananás. Aqueça o azeite numa caçarola. Junte a cebola e deixe refogar por uns três minutos, em fogo brando. Espevite o fogo e ponha, na caçarola, os cubos de carne. Mexa com uma colher de pau de modo a que os cubos de carne fiquem dourados de todos os lados. Deixe cozinhar por uns cinco minutos. Polvilhe de farinha e misture bem. Junte o caldo de carne e o vinagre. Deixe levantar fervura, mexendo sempre com uma colher de pau. Diminua a intensidade da chama e deixe cozinhar por uns quarenta e cinco minutos. Acrescente, então, os pedacinhos de pimento verde. Deixe cozinhar por mais uns quinze minutos. Se achar necessário, junte um pouco mais de caldo. Junte então os pedaços de ananás. Tempere, a seu gosto, de sal e de pimenta, e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos. Sirva quente, acompanhado de arroz branco solto.

Bom Apetite

Bifinhos de perú com camarões

0,5 kg de bifinhos de perú
150 g de camarões descascados
1 lata pequena de cogumelos
60 g de manteiga
2 dl de natas
0,5 dl de leite
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de ketchup
1 cálice de vinho do Porto
sal e pimenta q.b.

Espalme os bifinhos de peru e tempere com sal e pimenta, tempere igualmente os camarões. Abra a lata de cogumelos. Num tacho, leve ao lume a manteiga e, quando quente, frite nela os bifinhos e retire-os para um prato, em seguida, na mesma gordura frite os camarões, retirando-os também. A gordura da fritura (não deve deixa-la queimar) junte então os cogumelos, 1 dl da água dos mesmos, as natas, o leite, a mostarda, o tomate ketchup e o vinho do porto e deixe ferver 2 minutos. Por fim adicione ao molho os bifinhos e os camarões e deixe apurar. Sirva os bifinhos decorados a gosto, acompanhados de arroz branco ou se preferir de batatas fritas.

Bom Apetite

Bifes Estufados à Beirã

1/2 kg de bifes do pojadouro
200 g de toucinho
3 dentes de alho
1 cebola grande
1 ramo de salsa
1 decilitro de vinho tinto e água (partes iguais)
sal.

Tempere os bifes com o alho e sal. Corte o toucinho às tiras e leve ao lume num tacho para derreter. Na gordura do toucinho passe os bifes, juntando depois a cebola picada, o vinho com água e a salsa. Tape o tacho e deixe cozer no molho. Sirva com batatas fritas.

Bom Apetite

Arroz de pato com frutos secos

1 pato com cerca de 1,5 kg
1 cenoura
1 cebola
1 folha de louro
100 g pinhões
50 g de passas
1 chouriço de carne e bacon
sal e pimenta q.b.

Coza o pato, o chouriço e o bacon com a cenoura, a cebola, a folha de louro e sal, durante cerca de 1 hora. Depois de cozido escorra, e desfie o dito. Coza o arroz na água da cozedura da ave na proporção de 3 chávenas de água para 1,5 de arroz carolino, e adicione os frutos sensivelmente 3 minutos antes do arroz estar cozido. Num pirex coloque 1 base de arroz e de seguida o pato desfiado com o bacon, completando e com outra camada de arroz. Por último cubra com um ovo batido e decore com rodelas de chouriço de carne. Leve ao forno até tostar a gosto (aproximadamente 20 minutos).

Bom Apetite

Arroz de Braga

2 chávenas de caldo de carne
2 chávenas de água a ferver
150 g de linguiça
1 paio
100 g de toucinho fumado picado
2 colheres de óleo
4 sobrecoxas de frango
1 cebola picada
2 chávenas de arroz
1/2 repolho pequeno
1 tomate picado
sal a gosto.

Corte a linguiça e o paio em rodelas e reserve. Aqueça o óleo, frite nele o toucinho e junte o frango, fritando até ficar bem dourado. Acrescente o paio e a linguiça e frite mais um pouco. Junte o arroz previamente lavado e seco e deixe refogar durante alguns minutos. Despeje o caldo e a água a ferver e quando levantar fervura acrescente o repolho cortado em pedaços grandes e o tomate. Diminua o lume e deixe cozinhar durante aproximadamente 15 minutos, até que a superfície apareça seca. Abafe a panela embrulhando-a em jornais e deixe descansar 10 minutos antes de servir.

Bom Apetite

Almôndegas de Porco

1 colher de sopa de manteiga
300 g de toucinho fumado, moído
2 cebolas bem picadas
3 dentes de alho espremidos
1/4 de chávena de farinha de trigo
1 colher de sopa de mostarda
1,5 kg de carne de porco moída
300 g de ameixa seca, sem caroço, moída
sal e óleo para fritar.

Molho:

2 chávenas de polpa de tomate
2 litros de caldo de galinha
1/2 chávena de açúcar mascavo
1/3 de chávena de vinagre
1/2 chávena de farinha maisena
sal.

Prepare as almôndegas: numa panela com a manteiga, frite o toucinho, a cebola e o alho até começar a dourar. Junte a farinha e cozinhe durante alguns minutos, mexendo. Retire do lume, adicione a mostarda, a carne e a ameixa. Tempere, misture e forme bolinhas, com 1 colher de sopa da mistura, com as mãos untadas com óleo. Aos poucos, frite no óleo quente (tendo o cuidado de não as deixar dourar demais, ficando cruas por dentro) e escorra em papel de cozinha. Faça o molho: numa panela média, misture todos os ingredientes e leve ao lume, mexendo sempre até ferver e engrossar ligeiramente. Junte as almôndegas e sirva quente.

Bom Apetite